26 de mar. de 2010

A cultura do café

Visita ao cafezeiro


      No dia 23 de março de 2010 os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Santa Rita do Norte foram ao assentamento Tupã visitar o sítio da proprietária Ilda coelho, há três anos a mesma possuía 395 pés de cafés plantando em seu sítio. Neste dia os alunos juntamente com seus professores foram conhecer melhor a cultura do café e através dessa visita eles aprenderam e esclareceram algumas duvidas em relação ao café:

Como ele foi plantado?
Quanto tempo ele demora a produzir?
Como é feito a colheita?
Quase processos que o café passa até chegar ao produto final?
Por que de se plantar o café em seu sítio?

      Através da visita a proprietária Ilda mostrou na prática todos os estágios que o café passa para ser consumido, e ensinou aos alunos os procedimentos que eles devem fazer para colher, secar, descascar, limpar, torrar e moer, até mesmo o motorista do ônibus participou da aula perguntando e esclarecendo suas duvidas. Os professores ficaram muito animados com aula e agradecidos pelo valioso conhecimento que a Dona Ilda passou a eles.

       No final todos brindaram com café a grande aula que eles tiveram. Esse é mais um exemplo de determinação da agricultura familiar e de educação do campo sendo que através dessa aula os professores poderam trabalhar a realidade dos alunos mostrando com o campo é bem diversificado.

Proprietária Dona Ilda


Pé de café catuai
 
Colheita do café


Alunos do 6º ao 9º ano fazendo pesquisa sobre o café

Sementes de café
 
Secagem do café



Descascando o café

Limpando o café com a utilização da peneira
 
Depois da limpeza o café é torrado


Em fim processo final moendo o café
 
 
Finalizando a aula de campo um brinde com copo de café

Um comentário:

Helena disse...

Olá!
Muito bonita as fotos com o café.
Gostaria de receber uma.
Há possibilidade de me enviar uma foto por email?
Obrigada
Helena
Email: sabia@live.se

“Valorizando e subsistência do homem do campo”

Trabalhando em uma nova perspectiva



No ano de 2010 a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalha e uma nova perspectiva, não deixando de lado a educação do campo, mas sim melhorando ainda mais as suas atividades e contribuindo com a formação de jovens do campo. Depois do projeto valorizando do campo a escola neste ano incluiu em seu currículo a educação ambiental, sendo que está disciplina ficou marcada como a característica principal da escola através dos trabalhos relacionados à horta agroflorestal e a recuperação de nascentes no assentamento Tupã.

Este ano a escola definiu seu tema como “Valorizando e subsistência do homem do campo” devido à preocupação dos professores em relação à comercialização e produção dos produtos dos agricultores da Santa Rita e Tupã, sendo que hoje em dia está muito difícil para eles comercializarem os seus produtos devido aos seus sítios não estarem ainda legalizados, pensando nisso a escola ira trabalhar com esse tema valorizando o trabalho do homem do campo em relação aos seus produtos e as formas subsistência, procurando novos caminhos que levem os alunos a serem cidadãos do campo críticos com seus próprios objetivos e metas.