19 de mar. de 2010

Atividade de campo

Trabalhando no Sítio

        Dona Fátima Grando produtora de tomates, mora há sete anos na comunidade Tupã e produz tomates há um ano em seu sitio.
        Seu filho incentivou dona Fátima a plantar tomates para ela conseguir sobreviver do sítio.
        No preparo do solo, ela utilizou adubo químico, cal, calcário e esterco de gado, também utiliza agrotóxicos na produção.
       O tomateiro produz três meses, sua produção é ótima e comercializa na feira, mercado e seus vizinhos.Além do tomate ela comercializa abacaxi, mandioca, quiabo, milho e melancia.
       Em seu sitio, há 370 pés de tomates produzindo, chegando a colher 60 quilos de tomates por semana, ela vende o quilo de tomate há R$ 2,50.
        Dona Fátima vive feliz em seu sítio porque gosta de trabalhar com sua família no sitio.
Autores alunos da 3ª e 4ª série.





Nenhum comentário:

“Valorizando e subsistência do homem do campo”

Trabalhando em uma nova perspectiva



No ano de 2010 a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalha e uma nova perspectiva, não deixando de lado a educação do campo, mas sim melhorando ainda mais as suas atividades e contribuindo com a formação de jovens do campo. Depois do projeto valorizando do campo a escola neste ano incluiu em seu currículo a educação ambiental, sendo que está disciplina ficou marcada como a característica principal da escola através dos trabalhos relacionados à horta agroflorestal e a recuperação de nascentes no assentamento Tupã.

Este ano a escola definiu seu tema como “Valorizando e subsistência do homem do campo” devido à preocupação dos professores em relação à comercialização e produção dos produtos dos agricultores da Santa Rita e Tupã, sendo que hoje em dia está muito difícil para eles comercializarem os seus produtos devido aos seus sítios não estarem ainda legalizados, pensando nisso a escola ira trabalhar com esse tema valorizando o trabalho do homem do campo em relação aos seus produtos e as formas subsistência, procurando novos caminhos que levem os alunos a serem cidadãos do campo críticos com seus próprios objetivos e metas.