26 de mar. de 2010

Oficinas da Escola Santa Rita

Oficinas 2010

       No ano de 2010 com a nova pedagogia do campo a Escola Santa Rita do Norte trabalha oficinas na quarta-feira, sendo a oficina de informática, de crochê, pintura de tecido, jogos de tabuleiro e recreação infantil.
       As oficinas são trabalhadas com os alunos do 2º ano ao 9º ano sendo feita a escolha das oficinas pelos próprios alunos. Os alunos só podem escolher uma oficina por vez somente trocara de oficina quando finalizar a que está fazendo. Os alunos da educação infantil e do 1º ano trabalham com oficinas de recreação infantil sendo específica para eles.
      O que se trabalha nessas oficinas?
      Na oficina de informática se trabalha com os alunos do 5º ao 9º ano noções básicas de informática que estimulem os alunos a conhecerem melhor as novas tecnologias, sendo feita todas as atividades no Linux educacional. Os alunos do 2º ao 4º ano trabalham-se diferenciado, com atividades lúdicas que estimulem a percepção, a coordenação motora, e a escrita com digitação e reconhecimento de letras.

      A oficina de jogos trabalha com os tabuleiros, com jogos de trilha, dama, xadrez, 1 onça 12 cachorros, todos voltados à percepção, estratégia, e a matemática.

      A oficina de pintura em tecido esta sendo desenvolvido por uma voluntária do assentamento Tupã, ela se ofereceu para ensinar os alunos, trabalhadas as técnicas de pintura, desenvolvendo a coordenação motora e a criatividade das pinturas.

      A oficina de recreação infantil está trabalhando com musicas infantis que desenvolvam a coordenação motora, a leitura e a contagem de números, sendo sua clientela os alunos da educação infantil e do 1º ano.

      A oficina de crochê os alunos estão fazendo tapetes retangulares, com pontos retos e pontos correntes.

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“Valorizando e subsistência do homem do campo”

Trabalhando em uma nova perspectiva



No ano de 2010 a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalha e uma nova perspectiva, não deixando de lado a educação do campo, mas sim melhorando ainda mais as suas atividades e contribuindo com a formação de jovens do campo. Depois do projeto valorizando do campo a escola neste ano incluiu em seu currículo a educação ambiental, sendo que está disciplina ficou marcada como a característica principal da escola através dos trabalhos relacionados à horta agroflorestal e a recuperação de nascentes no assentamento Tupã.

Este ano a escola definiu seu tema como “Valorizando e subsistência do homem do campo” devido à preocupação dos professores em relação à comercialização e produção dos produtos dos agricultores da Santa Rita e Tupã, sendo que hoje em dia está muito difícil para eles comercializarem os seus produtos devido aos seus sítios não estarem ainda legalizados, pensando nisso a escola ira trabalhar com esse tema valorizando o trabalho do homem do campo em relação aos seus produtos e as formas subsistência, procurando novos caminhos que levem os alunos a serem cidadãos do campo críticos com seus próprios objetivos e metas.