23 de abr. de 2010

II Seminário das Escolas de Inserção da II Turma da Licenciatura em Educação do Campo

      No dia 8,9 e 10 de abril a equipe de professores das escolas Santa Rita (Cleyton, Elizabety e Vilson) e da escola Curumim (Darci, Dometila, Marcos e Marcos Roberto) da Cidade de Marcelândia, participaram do II Seminário das Escolas de Inserção da II Turma da Licenciatura em Educação do Campo, em Barra do Bugres - MT na Escola Estadual Paulo Freire. Este seminário se baseava nas experiências das escolas do campo, nas reflexões e debates de professores do campo juntamente com acadêmicos da LEdoC (licenciatura em educação do campo) e pequenos agricultores da região de Barra do Bugres.
     O seminário teve como foco quatro temas: O campo da Educação do Campo; A Escola do Campo; Campo, Políticas Públicas e Educação; O papel da Escola na Construção Coletiva de um Projeto de Sociedade Contra-Hegemônica. Seguindo esses temas, nos três dias do evento foram realizadas palestras, oficinas com escolas do Campo de Mato Grosso, compartilhamento das oficinas, debates, reunião para definir os compromissos das escolas de inserção com a Licenciatura em Educação do Campo e noite cultural Pontos importantes que os professores de Marcelândia levaram em consideração foi a relação da historia da comunidade com a da escola Paulo Freire com vários movimentos sociais envolvida em seu contexto histórico.
     Durante o seminário foi debatido algumas propostas para o melhoramento da educação do campo, criação a criação do conselho regional da educação do campo, a formação especifica para os professores do campo e propostas para a diminuição rotatividade de professores nas escolas. Tendo como conclusão a equipe de professores de Marcelândia percebeu que os trabalhos desenvolvidos nas escolas do campo de Marcelândia estão bem avançados em relação as escola do campo do Mato Grosso, só é preciso envolvê-las mais nos movimentos sociais para que se possam criar mais vínculos com as comunidades rurais.




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“Valorizando e subsistência do homem do campo”

Trabalhando em uma nova perspectiva



No ano de 2010 a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalha e uma nova perspectiva, não deixando de lado a educação do campo, mas sim melhorando ainda mais as suas atividades e contribuindo com a formação de jovens do campo. Depois do projeto valorizando do campo a escola neste ano incluiu em seu currículo a educação ambiental, sendo que está disciplina ficou marcada como a característica principal da escola através dos trabalhos relacionados à horta agroflorestal e a recuperação de nascentes no assentamento Tupã.

Este ano a escola definiu seu tema como “Valorizando e subsistência do homem do campo” devido à preocupação dos professores em relação à comercialização e produção dos produtos dos agricultores da Santa Rita e Tupã, sendo que hoje em dia está muito difícil para eles comercializarem os seus produtos devido aos seus sítios não estarem ainda legalizados, pensando nisso a escola ira trabalhar com esse tema valorizando o trabalho do homem do campo em relação aos seus produtos e as formas subsistência, procurando novos caminhos que levem os alunos a serem cidadãos do campo críticos com seus próprios objetivos e metas.