10 de set. de 2009

7 de Setembro


      Parabéns a todos alunos e professores que participaram do desfile, vestindo a camisa da escola.
TEMA
“Valorização do homem do Campo”
      Com base no tema escolhido para o ano de 2009, a equipe de educadores da Escola Santa Rita do Norte, sentiu a necessidade de se aprofundar em seus objetivos e metas para este ano já que a política pedagógica da escola tomaria um novo rumo e trabalharia com um novo foco temático, “A Pedagogia da Alternância na Educação do Campo”.
      Sendo a sua clientela filhos de agricultores, os educadores se preocuparam no bem estar dos mesmos já que estava ocorrendo uma grande evasão de pessoas do campo para cidade. Pensando nessa problemática ouve a necessidade de relacionar as praticas pedagógicas com a vida comunitária e de trabalho dos pais e alunos, assim desenvolvendo um novo olhar sobre o homem do campo e despertando no aluno o amor pela e terra e respeito aos bens naturais.


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“Valorizando e subsistência do homem do campo”

Trabalhando em uma nova perspectiva



No ano de 2010 a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalha e uma nova perspectiva, não deixando de lado a educação do campo, mas sim melhorando ainda mais as suas atividades e contribuindo com a formação de jovens do campo. Depois do projeto valorizando do campo a escola neste ano incluiu em seu currículo a educação ambiental, sendo que está disciplina ficou marcada como a característica principal da escola através dos trabalhos relacionados à horta agroflorestal e a recuperação de nascentes no assentamento Tupã.

Este ano a escola definiu seu tema como “Valorizando e subsistência do homem do campo” devido à preocupação dos professores em relação à comercialização e produção dos produtos dos agricultores da Santa Rita e Tupã, sendo que hoje em dia está muito difícil para eles comercializarem os seus produtos devido aos seus sítios não estarem ainda legalizados, pensando nisso a escola ira trabalhar com esse tema valorizando o trabalho do homem do campo em relação aos seus produtos e as formas subsistência, procurando novos caminhos que levem os alunos a serem cidadãos do campo críticos com seus próprios objetivos e metas.