13 de abr. de 2010

Visita a casa do Misael

       Com base nas pesquisas realizadas pela Professora Elizabety do 1º e 2º ano, através de um questionário ela constatou que no sítio de um dos alunos existem várias espécies de plantas e animais, à professora e os alunos ficaram curiosos para conhecer esse sítio e aproveitando essa oportunidade para visitar o sítio do colega.


       No dia 23 de março os alunos do 1º e 2º ano juntamente com sua professora foram conhecer esse sítio, quando chegaram ao sítio todos foram bem recebidos pela proprietária do sítio e ficaram muito encantados com a diversidade de plantas e animais existentes nesse local, os alunos e a professora gostaram da visita e a proprietária do sítio se sentiu agradecida com a visita.

       Essa é uma das propostas da Escola Santa Rita do Norte, valorizar a produção do pequeno agricultor e a forma que ele vive e cuida da sua família, assim valorizando os seus conhecimentos e transmitindo para as futuras gerações.


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“Valorizando e subsistência do homem do campo”

Trabalhando em uma nova perspectiva



No ano de 2010 a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalha e uma nova perspectiva, não deixando de lado a educação do campo, mas sim melhorando ainda mais as suas atividades e contribuindo com a formação de jovens do campo. Depois do projeto valorizando do campo a escola neste ano incluiu em seu currículo a educação ambiental, sendo que está disciplina ficou marcada como a característica principal da escola através dos trabalhos relacionados à horta agroflorestal e a recuperação de nascentes no assentamento Tupã.

Este ano a escola definiu seu tema como “Valorizando e subsistência do homem do campo” devido à preocupação dos professores em relação à comercialização e produção dos produtos dos agricultores da Santa Rita e Tupã, sendo que hoje em dia está muito difícil para eles comercializarem os seus produtos devido aos seus sítios não estarem ainda legalizados, pensando nisso a escola ira trabalhar com esse tema valorizando o trabalho do homem do campo em relação aos seus produtos e as formas subsistência, procurando novos caminhos que levem os alunos a serem cidadãos do campo críticos com seus próprios objetivos e metas.